SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Resenha do contexto histórico-político-educacional do Chile na metade do século XIXHistória da formação de professores no GT 2 das reuniões anuais da ANPED (2003-2012): perspectivas de pesquisas na história da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

VIRTUOSO, Tatiane dos Santos  e  RABELO, Giani. Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.65-77. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.22261.

Este artigo reflete a presença das escolas étnicas italianas no sul catarinense, nas primeiras décadas do século XX. Nas colônias do sul, marcadas pela predominância étnica italiana, percebeu-se a criação de escolas étnicas, favorecida pela precariedade do ensino público no Brasil, ou seja, a inserção, nas regiões colonizadas pelos imigrantes europeus e seus descendentes, de escolas subsidiadas pelos respectivos países de origem. A partir de fontes documentais, identificou-se que essas instituições recebiam subsídios da Itália por meio de dinheiro e livros, bem como visitas e inspeções de autoridades italianas. Na cidade de Urussanga foi instalada, em 1900, a Inspetoria das Escolas Italianas do Sul do Estado de Santa Catarina, por ser o principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX.

Palavras-chave : Escola; Imigrantes Italianos; Santa Catarina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )