SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1History of teachers´ formation in WG 2 of ANPED annual meetings (2003-2012): research perspectives in the history of educationValues and attributes of the profession from the perspective of physical education tudents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MOTA VILLEGAS, Dorenis Josefina  and  VALLES PEREIRA, Ricardo Enrique. Papel dos conhecimentos prévios na aprendizagem da matemática universitária. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.85-90. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.21040.

Este trabalho teve o objetivo de demonstrar a importância que tem o estudo estruturado dos conhecimentos prévios de estudantes que entram na Universidade na área da matemática. Para isso, utilizou-se como referência a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1983) e alguns aspectos apresentados por López (2009), os quais permitem estruturar e descrever os conhecimentos prévios dos estudantes de uma maneira sistemática; assim como obter informação além do mero conhecimento que possui o discente sobre o conteúdo matemático básico, por exemplo, informação relacionada com seus gostos e interesses, permitindo ao docente ajustar as suas estratégias de ensino às necessidades e conhecimentos dos alunos.

Keywords : Matemática Básica; Aprendizagem Significativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )