SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Historia de la formación de profesores en el GT 2 de las reuniones anuales de la ANPED (2003-2012): perspectivas de investigación en la historia de la educaciónValores y atributos de la profesión en la perspectiva de estudiantes de educación física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MOTA VILLEGAS, Dorenis Josefina  y  VALLES PEREIRA, Ricardo Enrique. Papel dos conhecimentos prévios na aprendizagem da matemática universitária. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.85-90. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.21040.

Este trabalho teve o objetivo de demonstrar a importância que tem o estudo estruturado dos conhecimentos prévios de estudantes que entram na Universidade na área da matemática. Para isso, utilizou-se como referência a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1983) e alguns aspectos apresentados por López (2009), os quais permitem estruturar e descrever os conhecimentos prévios dos estudantes de uma maneira sistemática; assim como obter informação além do mero conhecimento que possui o discente sobre o conteúdo matemático básico, por exemplo, informação relacionada com seus gostos e interesses, permitindo ao docente ajustar as suas estratégias de ensino às necessidades e conhecimentos dos alunos.

Palabras clave : Matemática Básica; Aprendizagem Significativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )