SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1História da formação de professores no GT 2 das reuniões anuais da ANPED (2003-2012): perspectivas de pesquisas na história da educaçãoValores e atributos da profissão na perspectiva de estudantes de Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MOTA VILLEGAS, Dorenis Josefina  e  VALLES PEREIRA, Ricardo Enrique. Papel dos conhecimentos prévios na aprendizagem da matemática universitária. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.85-90. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.21040.

Este trabalho teve o objetivo de demonstrar a importância que tem o estudo estruturado dos conhecimentos prévios de estudantes que entram na Universidade na área da matemática. Para isso, utilizou-se como referência a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1983) e alguns aspectos apresentados por López (2009), os quais permitem estruturar e descrever os conhecimentos prévios dos estudantes de uma maneira sistemática; assim como obter informação além do mero conhecimento que possui o discente sobre o conteúdo matemático básico, por exemplo, informação relacionada com seus gostos e interesses, permitindo ao docente ajustar as suas estratégias de ensino às necessidades e conhecimentos dos alunos.

Palavras-chave : Matemática Básica; Aprendizagem Significativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )