SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Papel de los conocimientos previos en el aprendizaje de la matemática universitaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FONSECA, Rubiane Giovani  y  LARA, Larissa Michelle. Valores e atributos da profissão na perspectiva de estudantes de Educação Física. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.91-102. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.19714.

A investigação de como o processo de formação contribui para a elaboração da ideia de profissional por universitários a partir da identificação de suas concepções e dos atributos considerados relevantes para a futura atuação na área constituem o objetivo desse texto. Por meio da técnica de Grupo Focal, utilizada junto a estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), foi possível identificar atributos relacionados à profissão (valores e normas a serem seguidos), aos sujeitos da intervenção (comportamentos e atitudes do próprio aluno ou profissional) e à ação profissional (características ligadas à especificidade da ação). As análises decorrentes da investigação com os estudantes levam a concluir que a direção da formação profissional no curso de bacharelado em Educação Física é determinada pela capacidade de avaliar e julgar os procedimentos e valores que farão parte das ações e não meramente pelo domínio dos conteúdos científicos.

Palabras clave : Formação Profissional; Educação Física; Grupo Focal; Atributos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )