SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Redenção e integração: Vittorio Buccelli e a escola na zona colonial italiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PEREIRA, Paula Cristina  e  SILVA, Graça. A ética da emancipação intelectual. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.109-115. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.23674.

Tendo por referência textos de J. Rancière e alguns conceitos matriciais, tais como emancipação e igualdade, propomo-nos explorar as condições e possibilidades de uma ética da emancipação intelectual entendida como uma atitude limiar encarnada numa razão sensível, que inaugura um novo regime de racionalidade, que poderíamos designar como regime dos possíveis. Ao partir do axioma de l'égalité des intelligences (Rancière) como princípio fundador do movimento de emancipação, entendido enquanto processo intermitente e rizomático (Deleuze), gerador de curto-circuitos e linhas de fuga que fraturam a ordem estabelecida dos discursos e das práticas, é nosso propósito sublinhar a ética da emancipação intelectual como condição necessária, ainda que não suficiente, à configuração de uma nova comunidade política assente no reconhecimento recíproco.

Palavras-chave : Igualdade; Emancipação; Reconhecimento Recíproco; Democracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )