SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2A ética da emancipação intelectualA educação como questão social na Reforma Carneiro Leão: Distrito Federal 1922-1926 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BENEDUZI, Luis Fernando. Redenção e integração: Vittorio Buccelli e a escola na zona colonial italiana. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.117-128. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.22195.

No início do século XX, o deputado italiano Vittorio Buccelli empreendeu uma viagem - a convite do Partido Republicano Riograndense (PRR) - pelo Rio Grande do Sul. O relatório de sua estadia no sul do Brasil foi publicado em Milão, em 1906, e apresentado na exposição internacional que ocorreu no mesmo ano, naquela cidade. Marcado pela política expansionista italiana da virada dos séculos XIX-XX e pela propaganda do PRR, a obra procura enaltecer o Rio Grande do Sul como espaço imigratório, com grandes condições para a ascensão social do imigrante. Buccelli busca, a todo o momento, criar a imagem de um Brasil europeu, ou melhor, um espaço geográfico e humano com uma qualidade de vida muito maior do que aquela do velho continente, ou ainda não destruída pelos problemas sociais que afligiam a Europa. Em sua elaboração de uma representação positivada do Rio Grande como espaço propício para receber a mão de obra imigrante e os investimentos dos capitalistas da Península, a imagem que o autor construiu da escola funcionou como um dos elementos de comprovação de seu discurso ufanista.

Palavras-chave : Viajantes e Uropeus; Imigração Italiana; Representação; Educação Positivista; Propaganda Imigratória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )