SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2A educação como questão social na Reforma Carneiro Leão: Distrito Federal 1922-1926Imprensa pedagógica e o fazer historiográfico: o caso da Revista do Ensino (1929 - 1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. A escrituração escolar como prática e como lugar indiciário de representações da infância. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.141-150. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.20337.

O artigo propõe analisar a escrituração escolar das colônias italianas da cidade de Curitiba como lugares indiciários dos modos de representar a infância. Busca, por meio da investigação dos mapas de frequência, identificar as categorias que ordenaram a infância na perspectiva comunitária étnica e escolar. A demanda pela escrituração escolar é concebida como prática administrativa que buscou institucionalizar o fazer docente. Essa prática no universo escolar das colônias de imigrantes possibilitou nomear crianças, classificar os diferentes perfis infantis que frequentavam as escolas coloniais e mensurar a cadência dos ritmos de ensino e aprendizagem. Como instrumento legal, os mapas de frequência sinalizavam o quanto a escola seria capaz de ordenar a infância, escolarizando os sujeitos sociais e transformando-os em sujeitos escolares.

Palavras-chave : Alunos; Educação; Cultura Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )