SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2La contaduría escolar como práctica y como lugar indiciario de representaciones de la infanciaPolíticas de formación docente para la educación profesional: oposiciones y permanências marcados por el ideario neoliberal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BICCAS, Maurilane de Souza  y  RODRIGUES, Elaine. Imprensa pedagógica e o fazer historiográfico: o caso da Revista do Ensino (1929 - 1930). Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.151-163. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.22666.

Este artigo foi escrito com o objetivo de operar materialmente com a ideia de que a problematização deve ser o ponto focal de todo o fazer historiográfico, da escrita da História, em específico da História da Educação. Intentouse contribuir com a produção já existente no campo da História da Educação que utiliza os impressos pedagógicos como fontes privilegiadas, aqui tomadas à análise para responder de maneira complexa às perguntas: O que se pode fazer, em termos historiográficos, com uma fonte? Como se elege uma fonte? Quais possibilidades de adentrar os meandros que envolvem as tensões geradas no campo educacional ela pode revelar? Por que descrever a fonte? Qual relevância este procedimento apresenta para a operação historiográfica em particular, na operação realizada com a imprensa especializada em educação e ensino? A busca por respostas aos questionamentos suscitou reflexões afetas ao campo metodológico do fazer historiográfico da educação, trazê-las ao público é partilhar resultados provindos do risco de aceitar evidenciar, por meio de produção própria, resultados da operação historiográfica realizada com a Revista do Ensino de Minas Gerais, mais especificamente com a seção 'nossos concursos', com a premissa de que as fontes não falam por si e não existem a priori da sua eleição, como tal, pelo pesquisador.

Palabras clave : Educação; Operação Historiográfica; Imprensa Pedagógica; Revista do Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )