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Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Políticas de formação docente para a educação profissional: embates e permanências marcados pelo ideário neoliberal. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.165-175. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.23068.

A Educação Profissional tem constituído uma temática bastante difundida em nosso país, principalmente nos últimos anos. Em um cenário político e educacional marcado pela acumulação flexível e pela ideologia neoliberal, ações e programas voltados para a formação docente da educação profissional são debatidos através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nesse contexto, o artigo se propõe a analisar o impacto do Programa Especial de Formação Pedagógica na práxis docente da educação profissional em nível médio oferecido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, durante o ano de 2010. As análises dos dados da pesquisa, ancoradas no materialismo histórico e dialético de Marx e Engels, evidenciam que as múltiplas facetas das políticas de formação inicial e continuada de professores têm se materializado por meio da liberalização, pluralização e ampliação indiscriminada de instituições formadoras e de cursos inócuos. Nessa matriz de referência, o Programa Especial de Formação Pedagógica mostra ser parte do arcabouço das políticas educacionais isoladas que não atacam o problema em sua gênese, mas insistem em postergá-lo, revelando através de intensas vicissitudes o viés da descontinuidade, o caráter emergencial e o predomínio do aspecto quantitativo sobre o qualitativo.

Palavras-chave : Professores; Programa Especial de Formação Pedagógica; CEETEPS.

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