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Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias da  e  SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Dilemas das políticas brasileiras de escolarização no início do século XXI: democratização, cidadania e justiça social. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.177-186. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.23292.

O artigo inscreve-se no âmbito das políticas de escolarização produzidas no Brasil, com o interesse de analisar alguns dilemas que se impõem como desafios na contemporaneidade. A partir de estudo teórico, buscou-se produzir um diagnóstico sobre as relações entre escolarização, cidadania e justiça social, enquanto elementos que reorganizam a agenda das políticas educacionais no início deste século. Na sequência, mediante estudo documental, buscou-se identificar e interpretar três dilemas que perfazem as políticas brasileiras de ampliação da jornada escolar, a saber: a equidade como princípio, a proteção como meta e a intersetorialidade.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Escolarização; Justiça Social; Cidadania.

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