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Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CALDERON, Adolfo Ignacio  y  LOURENCO, Henrique da Silva. Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento da sua expansão no espaço ibero-americano. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.187-197. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.23394.

Neste artigo explora-se o universo dos rankings acadêmicos para mapear a sua expansão no espaço ibero-americano, tendo como foco principal os rankings promovidos pelo setor privado, principalmente pelo mercado editorial. Foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas tomando como referência dados disseminados na Internet. A pesquisa revela a liderança assumida pela Espanha em termos de produção de rankings internacionais, com visível impacto regional, bem como a existência de três países latino-americanos (Chile, Brasil e México) que se caracterizam por terem em suas realidades nacionais rankings acadêmicos com trajetória e tradição bem definidas.

Palabras clave : Ranking Universitário; Universidade; Avaliação Educacional.

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