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Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Marcelo Donizete da  e  JARDILINO, José Rubens Lima. Formação de professores e educação à distância no Estado de São Paulo, Brasil: uma análise da produção (2000 - 2010). Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.199-210. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.22624.

Neste artigo, analisamos as teses e dissertações produzidas nas três universidades do Estado de São Paulo; USP, UNESP e UNICAMP, no período de 2000 a 2010. O foco da pesquisa é a presença da temática da formação de professores na produção da Educação a Distância. Considerando que as políticas de Estado para o ensino superior, na educação a distância, têm se dirigido prioritariamente às licenciaturas, indagamo-nos de que maneira nas teses e dissertações essa temática têm sido abordada. Utilizamos nessa amostragem a mesma metodologia empregada nos estudos da arte ou do conhecimento realizados no campo da pesquisa educacional. Os achados da pesquisa indicam a presença forte do tema da Formação do Professor na produção analisada, entretanto, há um redirecionamento de foco para outras particularidades da formação que não estão centradas no professor, sua prática e sua carreira.

Palavras-chave : Formação de Professors; Educação à Distância; Política Educacional.

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