SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Formación de profesores y educación a distancia en el Estado de São Paulo, Brasil: um análisis de la producción (2000 - 2010) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares  y  PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. As relações entre a escola, o currículo e a educação musical: cultura escolar como categoria de pesquisa. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.211-221. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.22843.

O artigo aprofunda considerações acerca da potencialidade da cultura escolar como categoria de pesquisa nas investigações que têm como lócus a relação entre os campos educativo e artístico, em especial, aquelas constituídas por uma forma de abordar e tratar de objetos que ocupam posições diferentes nestes espaços sociais, a saber: de um lado as escolas e o currículo e, de outro, a educação musical. A argumentação articula-se em três eixos: a vocação da categoria cultura escolar em conduzir as análises do pesquisador para o interior da escola, transcendendo a mera descrição; as aproximações entre os campos educativo e artístico que têm sido possibilitadas pelo emprego da categoria em análise; e as contribuições que o estudo da/pela cultura escolar têm oferecido às investigações que tem como objeto de pesquisa o currículo e a educação musical. Por fim, o texto apresenta notas de uma agenda de pesquisa, a partir da categoria cultura escolar, que pode contribuir para a ação dos educadores musicais nos espaços onde o ensino de música acontece e/ou está por se concretizar.

Palabras clave : Escola; Currículo; Cultura Escolar; Educação Musical.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )