Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
SILVA, Fabiany de Cássia Tavares e PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. As relações entre a escola, o currículo e a educação musical: cultura escolar como categoria de pesquisa. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.2, pp.211-221. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.22843.
O artigo aprofunda considerações acerca da potencialidade da cultura escolar como categoria de pesquisa nas investigações que têm como lócus a relação entre os campos educativo e artístico, em especial, aquelas constituídas por uma forma de abordar e tratar de objetos que ocupam posições diferentes nestes espaços sociais, a saber: de um lado as escolas e o currículo e, de outro, a educação musical. A argumentação articula-se em três eixos: a vocação da categoria cultura escolar em conduzir as análises do pesquisador para o interior da escola, transcendendo a mera descrição; as aproximações entre os campos educativo e artístico que têm sido possibilitadas pelo emprego da categoria em análise; e as contribuições que o estudo da/pela cultura escolar têm oferecido às investigações que tem como objeto de pesquisa o currículo e a educação musical. Por fim, o texto apresenta notas de uma agenda de pesquisa, a partir da categoria cultura escolar, que pode contribuir para a ação dos educadores musicais nos espaços onde o ensino de música acontece e/ou está por se concretizar.
Palavras-chave : Escola; Currículo; Cultura Escolar; Educação Musical.