SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Wisdom and Political Science in the works of Albert the GreatAquinas' Summae Theologiae and the moral instruction in the 13th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MAGALHAES, Ana Paula Tavares. A universidade medieval e o ethos do conhecimento: os frades Franciscanos, a tradição patrística e o 'instrumental' da escolástica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.237-245. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.24397.

A associação entre o ethos cristão do conhecimento - sintetizado por Agostinho e amplamente adotado pelos Padres medievais - e o método "científico" aristotélico - baseado na lógica e no conhecimento sensível e associado à Escolástica -, foi uma das realizações mais marcantes do Ocidente latino, e teve lugar, sobretudo, no ambiente da Universidade. À discussão epistemológica, associou-se o debate institucional, acirrado pelas disputas entre seculares e mendicantes, com destaque para a atuação de Boaventura de Bagnoregio (c.1217-1274), ministro-geral da Ordem Franciscana e mestre da Universidade de Paris. Em suas formulações acerca do conhecimento e do estatuto da Ordem Franciscana, Boaventura inseriu-se no debate universitário, tendo estabelecido as bases para o pensamento franciscano e para a atuação da Ordem - na Igreja e na Universidade.

Keywords : Agostinho de Hipona; Boaventura de Bagnoregio; Aristóteles; Discurso; Mendicantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )