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Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MAGALHAES, Ana Paula Tavares. A universidade medieval e o ethos do conhecimento: os frades Franciscanos, a tradição patrística e o 'instrumental' da escolástica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.237-245. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.24397.

A associação entre o ethos cristão do conhecimento - sintetizado por Agostinho e amplamente adotado pelos Padres medievais - e o método "científico" aristotélico - baseado na lógica e no conhecimento sensível e associado à Escolástica -, foi uma das realizações mais marcantes do Ocidente latino, e teve lugar, sobretudo, no ambiente da Universidade. À discussão epistemológica, associou-se o debate institucional, acirrado pelas disputas entre seculares e mendicantes, com destaque para a atuação de Boaventura de Bagnoregio (c.1217-1274), ministro-geral da Ordem Franciscana e mestre da Universidade de Paris. Em suas formulações acerca do conhecimento e do estatuto da Ordem Franciscana, Boaventura inseriu-se no debate universitário, tendo estabelecido as bases para o pensamento franciscano e para a atuação da Ordem - na Igreja e na Universidade.

Palavras-chave : Agostinho de Hipona; Boaventura de Bagnoregio; Aristóteles; Discurso; Mendicantes.

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