SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Desfiles cívicos escolares no Estado Novo: uma interpretação pelas fotografiasPrograma de avaliação externa das escolas em Portugal: uma análise focada na satisfação de líderes/gestores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SIMILI, Ivana Guilherme  e  FRANQUI, Renata. As roupas e os gêneros: as estampas de brinquedos e de brincadeiras. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.277-288. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.20988.

As contribuições das roupas na fabricação das subjetividades e das identidades de gênero são examinadas por meio da análise de estampas de brinquedos e de brincadeiras. Para conduzir o estudo, transformamos em objetos de análise as vestimentas para meninos e meninas de quatro a seis anos, desenvolvidas pela linha de moda infantil da Malwee, nominada de Zig-Zig-Zaa. Mostrar como as formas, as cores e as texturas usadas na estamparia de brinquedos e brincadeiras nas camisetas e nos moletons de crianças daquele segmento etário constroem representações para as masculinidades e feminilidades é nosso intuito. Por intermédio dessa operação analítica, desvelamos o papel do design nas modelagens das vestimentas e nas subjetividades das crianças. Logo, revelamos, por meio das roupas, as contribuições da moda na formação das identidades de gênero. Os aportes teóricos, metodológicos e historiográficos são dos estudos de gênero em seus entrelaçamentos com a educação e as pedagogias culturais. O fio condutor da análise pautou-se por indicar como as estampas participam da produção e da reprodução de representações que relacionam as meninas ao cor de rosa e os meninos, ao azul.

Palavras-chave : Estampas; Identidades de Gênero; Moda; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )