SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Las ropas y los géneros: las estampas de juguetes y de juegosCurso de Pedagogía presencial y a distancia: un análisis sobre la formación y la actuación de egresados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GONCALVES, Elisabete Fernanda Pereira Soares; LEITE, Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino  y  FERNANDES, Preciosa Teixeira. Programa de avaliação externa das escolas em Portugal: uma análise focada na satisfação de líderes/gestores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.289-300. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.26377.

Em Portugal, as escolas públicas dos ensinos fundamental e médio são sujeitas a uma avaliação externa, realizada sob a responsabilidade da Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), que teve início em 2006. Decorridos oito anos após a experiência inicial, o presente artigo visa dar a conhecer o grau de satisfação de líderes/gestores das escolas em relação a este Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE) no que se refere ao referencial usado, ao processo seguido e ao relatório que é enviado às escolas. Os dados foram recolhidos mediante inquérito por questionário, aplicado a 372 líderes/gestores escolares: líderes de topo (23 diretores, 47 elementos de direção das escolas) e líderes intermédios (90 coordenadores de departamento curricular e 212 diretores de turma) oriundos de 25 escolas/agrupamentos de escolas da zona Norte de Portugal. Globalmente, os resultados mostram maior índice de satisfação dos gestores de topo em comparação com os gestores intermédios. No que respeita às dimensões em análise (Referencial, Processo e Relatório), constata-se que a percentagem global de concordância está entre os 53,40% (Referencial), os 69,10% (Relatório) e os 81% (Processo), o que revela um posicionamento bastante positivo dos inquiridos em face do PAEE.

Palabras clave : Avaliação Externa de Escolas; Satisfação com a Avaliação; Lideranças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )