SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3As roupas e os gêneros: as estampas de brinquedos e de brincadeirasCurso de Pedagogia presencial e a distância: uma análise sobre a formação e a atuação de egressos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GONCALVES, Elisabete Fernanda Pereira Soares; LEITE, Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino  e  FERNANDES, Preciosa Teixeira. Programa de avaliação externa das escolas em Portugal: uma análise focada na satisfação de líderes/gestores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.289-300. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.26377.

Em Portugal, as escolas públicas dos ensinos fundamental e médio são sujeitas a uma avaliação externa, realizada sob a responsabilidade da Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), que teve início em 2006. Decorridos oito anos após a experiência inicial, o presente artigo visa dar a conhecer o grau de satisfação de líderes/gestores das escolas em relação a este Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE) no que se refere ao referencial usado, ao processo seguido e ao relatório que é enviado às escolas. Os dados foram recolhidos mediante inquérito por questionário, aplicado a 372 líderes/gestores escolares: líderes de topo (23 diretores, 47 elementos de direção das escolas) e líderes intermédios (90 coordenadores de departamento curricular e 212 diretores de turma) oriundos de 25 escolas/agrupamentos de escolas da zona Norte de Portugal. Globalmente, os resultados mostram maior índice de satisfação dos gestores de topo em comparação com os gestores intermédios. No que respeita às dimensões em análise (Referencial, Processo e Relatório), constata-se que a percentagem global de concordância está entre os 53,40% (Referencial), os 69,10% (Relatório) e os 81% (Processo), o que revela um posicionamento bastante positivo dos inquiridos em face do PAEE.

Palavras-chave : Avaliação Externa de Escolas; Satisfação com a Avaliação; Lideranças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )