SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Programa de avaliação externa das escolas em Portugal: uma análise focada na satisfação de líderes/gestoresDesenvolvimento profissional nas vozes de professoras da educação infantil no contexto da pesquisa-formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BAHIA, Norinês Panicacci. Curso de Pedagogia presencial e a distância: uma análise sobre a formação e a atuação de egressos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.301-312. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.24388.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito de um estágio pós-doutoral e que investigou as dificuldades e/ou facilidades na formação e na atuação profissional de egressos de um mesmo curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância. Foi realizada, também, uma análise a partir de uma recuperação histórica sobre o curso e das críticas em torno da formação inicial ocorrer à distância, em interface com a crise das licenciaturas. Os egressos, sujeitos da investigação, tiveram o curso de Pedagogia como formação inicial e atuam como professores na educação infantil e/ou nas séries iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino de São Paulo. As análises apontam que, para estes egressos, a modalidade não importa para a obtenção de uma formação que dê conta de prepará-los adequadamente para o exercício profissional, apesar das críticas percebidas quanto à escolha do curso e, mais ainda, pela modalidade a distância. Outros aspectos apontados, como a maturidade, a certeza pela escolha da profissão e o envolvimento com as questões relacionadas ao cotidiano escolar e com os alunos, são definidores para a profissionalidade docente.

Palavras-chave : Políticas de Formação; Profissionalidade Docente; Modalidade Formativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )