SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Curso de Pedagogia presencial e a distância: uma análise sobre a formação e a atuação de egressosSaberes escolares matemáticos nos primeiros anos escolares: a matemática superior de um ponto de vista elementar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BROSTOLIN, Marta Regina. Desenvolvimento profissional nas vozes de professoras da educação infantil no contexto da pesquisa-formação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.313-320. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.23324.

Esse artigo apresenta o recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida entre julho de 2010 e outubro de 2013 e se propõe a analisar o desenvolvimento profissional de quatro professoras da Educação Infantil participantes de um grupo de pesquisa-formação. O recurso utilizado para dar sustentação às reflexões foi o da produção de narrativas (auto)biográficas estimuladas por recursos mnemônicos tais como fotos, filmes, objetos etc. A análise dos memoriais produzidos pelas professoras voltou-se para seus percursos formativos e o desenvolvimento profissional. Os fragmentos analisados evidenciam o movimento das professoras de reconhecimento da escola como um espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional, revivendo momentos de formação inicial, iniciação à docência e, posterior, empenho em investir na carreira por meio de novos cursos lato e stricto sensu. As narrativas demonstraram também que as professoras estão conscientes do compromisso e complexidade que envolve educar a criança em sua globalidade e vulnerabilidade, assim como a necessidade de construírem uma profissionalidade específica que integre saberes sobre a infância do século XXI.

Palavras-chave : Pesquisa-Formação; Método (Auto)Biográfico; Professoras de Educação Infantil e Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )