SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Desarrollo profesional en la perspectiva de profesoras de la educación infantil en el contexto de la investigación-formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes escolares matemáticos nos primeiros anos escolares: a matemática superior de um ponto de vista elementar?. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.321-327. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.24271.

O texto tem por objetivo problematizar a matemática dos primeiros anos escolares em perspectiva histórica. Apoiado em recentes resultados de pesquisa vindos de projetos realizados em cooperação nacional e internacional, o trabalho a ser divulgado analisa as dificuldades de realização de estudos históricos sobre a presença da matemática na formação inicial dos alunos. Dentre essas dificuldades, destaca-se o modo de tratar os ensinos matemáticos sobre a forma de matérias e não conteúdos disciplinarizados. Isso implica especial atenção para a articulação que se dá entre pedagogias e saberes a serem ensinados. E, neste caso, impõe-se a análise das finalidades culturais, em cada tempo escolar, do papel do conhecimento matemático. Dentre os resultados do estudo, evidencia-se um divisor de águas com a emergência das pedagogias modernas nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, e a redefinição do elementar em matemática.

Palabras clave : Saber Elementar; Ensino Primário de Matemática; História da Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )