SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Educação na nova prática de cidadania democrática: bases de John Dewey índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da. Educação, Ordem Dominicana e Hagiografia: uma análise comparativa da Legenda Beati Petri Gundisalvi e da Legenda Sancti Dominici. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.335-347. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.25895.

A Legenda Beati Petri Gundisalvi foi redigida no século XIII e apresenta episódios da vida e feitos milagrosos atribuídos ao dominicano Peter Gonçalves (1190 (?) - 1246). Apesar de muito mencionada por seus biógrafos, essa obra ainda não foi alvo de uma edição crítica ou de análises sistemáticas. Dessa forma, há muitas dúvidas relacionadas à sua produção. Neste artigo, essa vita é comparada à Legenda Sancti Dominici, hagiografia dedicada a Domingos de Gusmão, considerado o fundador da Ordem Dominicana. Esse texto foi o primeiro redigido após a canonização papal de Domingos, na segunda metade da década de 1230, e é atribuído a Peter Ferrando. O foco de minha reflexão é o tratamento dado à educação de Peter Gonçalves e de Domingos de Gusmão nas legendas. O objetivo é identificar e debater se as duas obras partilham da mesma perspectiva sobre o estudo, contribuindo para a discussão sobre a formação de uma identidade dominicana no decorrer do século XIII.

Palavras-chave : Legendas Dominicanas; Ordem dos Pregadores; Comparação; Século XIII.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )