SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4Education, Dominican Order and Hagiography: a comparative analysis of Legenda Beati Petri Gundisalvi and Legenda Sancti DominiciInquisition and inquisitors in reports of exempla (12th-14th centuries) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BURLANDO, Giannina. Educação na nova prática de cidadania democrática: bases de John Dewey. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.349-355. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.26372.

Este estudo teve o objetivo de revisar as bases da arte política de John Dewey ou a sua nova prática de cidadania democrática. Dewey é reconhecido como o mais importante dos filósofos norteamericanos da primeira metade do século XX e como o mais influente, por dar à filosofia uma tarefa pública: a das preocupações políticas e educativas. De modo que, a partir do método instrumentalista aplicado no âmbito sociopolítico, reúnes postulados cruciais que surgem nos principais escritos de Dewey, para revitalizar o sentido e traçar o alcance prático do elemento central da sua filosofia política: 'o poder coletivo da comunidade democrática'.

Keywords : J. Dewey; Educação; Prática Democrática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )