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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BURLANDO, Giannina. Educação na nova prática de cidadania democrática: bases de John Dewey. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.349-355. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.26372.

Este estudo teve o objetivo de revisar as bases da arte política de John Dewey ou a sua nova prática de cidadania democrática. Dewey é reconhecido como o mais importante dos filósofos norteamericanos da primeira metade do século XX e como o mais influente, por dar à filosofia uma tarefa pública: a das preocupações políticas e educativas. De modo que, a partir do método instrumentalista aplicado no âmbito sociopolítico, reúnes postulados cruciais que surgem nos principais escritos de Dewey, para revitalizar o sentido e traçar o alcance prático do elemento central da sua filosofia política: 'o poder coletivo da comunidade democrática'.

Palavras-chave : J. Dewey; Educação; Prática Democrática.

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