SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Educação na nova prática de cidadania democrática: bases de John DeweyO trabalho como princípio educativo e a organização do trabalho pedagógico na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

POLO, Marie Anne. Inquisição e inquisidores nos relatos de exempla (séculos XII-XIV). Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.357-370. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.27690.

Os compiladores de exempla se interessaram por uma heresia antiga: o arianismo, que poderia ser o modelo de uma potente heresia vencida pela Igreja muito antes da instituição da Inquisição. A Inquisição aparece nas coletâneas de exempla em diferentes etapas de seu desenvolvimento. Ela está sob a responsabilidade dos bispos nos relatos de exempla citerciens que evocam diversos casos de heresia caracterizada e que cria um primeiro relato sintético sobre os Cátaros (sob a pena de Césaire de Heisterbach). Depois as coletâneas mendicantes, sobretudo a de Etienne de Bourbon, o Traité des diverses matières à prêcher (Tratado de diversas matérias para pregar), permite ver como um dominicano se entrega em seu papel de inquisidor cuja energia não cobre mais somente as heresias mas também todas as 'supertições'. Enfim, uma coletânea tardia em língua vernácula, o Ci nous dit leva a pensar que a inquisição perdeu sua atualidade e de certa forma banalizou-se.

Palavras-chave : Predica; Idades Medias; Dominicano; Cisterciense.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )