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Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CARDOSO, Valdinei Cezar et al. Desempenho dos acadêmicos ingressantes nos cursos de ciências exatas em problemas do campo conceitual aditivo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.383-390. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.19955.

Este trabalho, que é parte de uma pesquisa com aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, investigou o desempenho de acadêmicos ingressantes em cursos de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá na resolução de problemas do campo conceitual aditivo. Aqui se apresentam os resultados obtidos por esses acadêmicos, evidenciando alguns tipos de raciocínios envolvidos na estrutura aditiva que ainda permanecem como obstáculos para a aprendizagem da Matemática, podendo interferir na continuidade dos seus estudos. Dentre as três classes que constituem o campo conceitual aditivo, propostas por Gérard Vergnaud, os problemas de transformação foram os que apresentaram maior índice de resultados insatisfatórios. No entanto, em todos os problemas do teste diagnóstico, foram detectados erros cometidos por algum dos estudantes. Esses resultados nos alertam quanto à necessidade de uma discussão mais ampla no âmbito acadêmico, que leve em conta as dificuldades encontradas no teste em relação aos raciocínios da estrutura aditiva, para fomentar mudanças na estrutura curricular dos cursos de Ciências Exatas.

Keywords : Teoria dos Campos Conceituais; Estrutura Aditiva; Ciências Exatas; Ensino Superior; Categorias de Vergnaud.

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