SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4El trabajo como principio educativo y la organización del trabajo pedagógico en la escuelaConsideraciones sobre afectividad en las relaciones de enseñanza: las contribuciones de Vigotski índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CARDOSO, Valdinei Cezar et al. Desempenho dos acadêmicos ingressantes nos cursos de ciências exatas em problemas do campo conceitual aditivo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.383-390. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.19955.

Este trabalho, que é parte de uma pesquisa com aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, investigou o desempenho de acadêmicos ingressantes em cursos de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá na resolução de problemas do campo conceitual aditivo. Aqui se apresentam os resultados obtidos por esses acadêmicos, evidenciando alguns tipos de raciocínios envolvidos na estrutura aditiva que ainda permanecem como obstáculos para a aprendizagem da Matemática, podendo interferir na continuidade dos seus estudos. Dentre as três classes que constituem o campo conceitual aditivo, propostas por Gérard Vergnaud, os problemas de transformação foram os que apresentaram maior índice de resultados insatisfatórios. No entanto, em todos os problemas do teste diagnóstico, foram detectados erros cometidos por algum dos estudantes. Esses resultados nos alertam quanto à necessidade de uma discussão mais ampla no âmbito acadêmico, que leve em conta as dificuldades encontradas no teste em relação aos raciocínios da estrutura aditiva, para fomentar mudanças na estrutura curricular dos cursos de Ciências Exatas.

Palabras clave : Teoria dos Campos Conceituais; Estrutura Aditiva; Ciências Exatas; Ensino Superior; Categorias de Vergnaud.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )