SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4Performance of first-year undergraduate students attending exact sciences courses in problems of the additive conceptual fieldThe pre-service teacher in the undergraduate course of education: elements for the formation process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. Considerações sobre afetividade nas relações de ensino: as contribuições de Vigotski. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.391-399. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24011.

Este artigo tem como objetivo apresentar conclusões de um estudo sobre a questão afetiva em uma perspectiva inter-relacional com a cognição, como uma mesma unidade, que é a vida psíquica humana, o que significa conceber que o afeto está presente e é constitutivo de toda e qualquer ação humana. Tem como base teórica os estudos realizados por L. S. Vigotski. Lançamos mão, ainda, das contribuições de alguns de seus comentadores ou interpretadores que tratam especificamente dessa temática. O texto faz parte dos fundamentos teóricos da Tese de Doutorado sobre essa problemática, em contexto empírico, de sala de aula, numa classe de educação de jovens e adultos.

Keywords : Afeto; Intelecto; Aprendizagem; Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )