SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Desempeño de los académicos que entraron en los cursos de ciencias exactas em problemas del campo conceptual aditivoLas prácticas curriculares en el curso de pedagogía: elementos para un proceso formativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. Considerações sobre afetividade nas relações de ensino: as contribuições de Vigotski. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.391-399. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24011.

Este artigo tem como objetivo apresentar conclusões de um estudo sobre a questão afetiva em uma perspectiva inter-relacional com a cognição, como uma mesma unidade, que é a vida psíquica humana, o que significa conceber que o afeto está presente e é constitutivo de toda e qualquer ação humana. Tem como base teórica os estudos realizados por L. S. Vigotski. Lançamos mão, ainda, das contribuições de alguns de seus comentadores ou interpretadores que tratam especificamente dessa temática. O texto faz parte dos fundamentos teóricos da Tese de Doutorado sobre essa problemática, em contexto empírico, de sala de aula, numa classe de educação de jovens e adultos.

Palabras clave : Afeto; Intelecto; Aprendizagem; Conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )