SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Desempenho dos acadêmicos ingressantes nos cursos de ciências exatas em problemas do campo conceitual aditivoO estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. Considerações sobre afetividade nas relações de ensino: as contribuições de Vigotski. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.391-399. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24011.

Este artigo tem como objetivo apresentar conclusões de um estudo sobre a questão afetiva em uma perspectiva inter-relacional com a cognição, como uma mesma unidade, que é a vida psíquica humana, o que significa conceber que o afeto está presente e é constitutivo de toda e qualquer ação humana. Tem como base teórica os estudos realizados por L. S. Vigotski. Lançamos mão, ainda, das contribuições de alguns de seus comentadores ou interpretadores que tratam especificamente dessa temática. O texto faz parte dos fundamentos teóricos da Tese de Doutorado sobre essa problemática, em contexto empírico, de sala de aula, numa classe de educação de jovens e adultos.

Palavras-chave : Afeto; Intelecto; Aprendizagem; Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )