SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Consideraciones sobre afectividad en las relaciones de enseñanza: las contribuciones de VigotskiProfesoras de la atención educacional especializada: ¿intervención clínica o pedagógica? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CYRINO, Marina  y  NETO, Samuel de Souza. O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.401-413. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.25521.

Este artigo tem como temática o Estágio Curricular (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi qualitativa tendo como técnicas: observação, entrevistas semiestruturadas com 22 participantes e fonte documental. Nos resultados, ponderamos que o EC pode ser formativo se considerarmos quatro pontos: concepção de estágio que cada participante possui; compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários; tipos de relações estabelecidas no processo de estágio. Estes elementos possibilitaram pensar a prática como centro do processo, bem como a escola com compromissos formais e intencionais na formação do estagiário.

Palabras clave : Formação de Professores; Escola e Universidade; Professor-Colaborador; Estágio Curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )