SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4The pre-service teacher in the undergraduate course of education: elements for the formation processCurriculum and the production of indigenous subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SCHERER, Renata Porcher  and  DAL'IGNA, Maria Cláudia. Professoras do atendimento educacional especializado: intervenção clínica ou pedagógica?. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.415-425. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24642.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como os discursos de diferentes campos de saber se articulam para constituir as práticas pedagógicas das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atuam em salas de recursos multifuncionais de um município do Rio Grande do Sul. Toma como objeto empírico o material produzido a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras do AEE. A pesquisa fundamentou-se na perspectiva pós-estruturalista, principalmente no pensamento de Michel Foucault. Assim, o conceito de discurso foi utilizado como ferramenta teórico-metodológica para tratar, organizar e analisar o volume de informações produzidas a partir do exame do material empírico. Os resultados da pesquisa possibilitam afirmar que: (1) alguns discursos - especialmente os discursos legais e psicológicos - fundamentam a formação acadêmica e profissional das professoras do Atendimento Educacional Especializado e acabam participando da produção das práticas realizadas na sala de recursos multifuncional; (2) as práticas desenvolvidas na sala de recursos multifuncional têm se voltado com maior ênfase para o atendimento clínico-terapêutico e, de forma mais incipiente, para o atendimento pedagógico especializado.

Keywords : Inclusão Escolar; Atendimento Educacional Especializado; Sala de Recursos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )