SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Trends in linguistic, scholastic and educational policies in Trentino and Alto Adige (1919-1939)The quality criterial for textbook in France (1986-2013) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. Notas para uma história do ensino da literatura infantil na formação de professores primários no Brasil e em Portugal. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.11-19. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.28127.

Com os objetivos de produzir uma história do ensino da literatura infantil no Brasil e em Portugal e compreender aspectos da história das disciplinas e culturas escolares nesses países, focalizam-se as prescrições para esse ensino nos cursos de formação de professores primários no Estado de São Paulo, Brasil e em Portugal, após a década de 1950. Por meio da análise de documentos oficiais, foi possível observar, dentre outros aspectos, que a disciplina 'Literatura infantil', no Brasil e em Portugal, acompanhou o movimento de construção de um ideal de formação de professores, coerente com a concepção de infância, com o movimento da produção literária infantil e com o processo de sistematização do discurso 'sobre' esse gênero, em cada país. Além disso, esse ensino esteve associado à disseminação, nos dois países, de modos específicos de pensar a literatura infantil, contribuindo para a conformação de práticas desse ensino, ainda vigentes.

Keywords : Ensino-Aprendizagem; Fundamentos da Educação; História das Disciplinas Escolares; História Comparada; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )