SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Escenario de la investigación y de la producción intelectual en el área de la didáctica en la región sur de BrasilPsicología y educación inclusiva: enseñanza, aprendizaje y desarrollo de alumnos con trastornos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio  y  SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. A utilização de documentários enquanto organizadores prévios no ensino de geometria não Euclidiana em sala de aula. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.43-49. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.23293.

A partir das experiências vivenciadas em sala de aula na apresentação de conteúdos de Geometria não Euclidiana, verificou-se o forte potencial de alguns documentários para a promoção do debate e reflexão desse tema. Os documentários caracterizam-se como recursos para a elevação do pensamento crítico e postura cidadã das pessoas e para a promoção de discussões/reflexões, entre professores e estudantes, culminando em possíveis mudanças escolares. A proposta deste artigo é apresentar alguns documentários e suas características de organizadores prévios no ensino de Geometria não Euclidiana enquanto subsídio para auxiliar professores de Matemática que pretendem apresentar esse campo da Geometria em suas aulas.

Palabras clave : Filmes Documentaries; Organizador Prévio; Ensino de Matemática; Geometria não Euclidiana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )