SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Cenário da pesquisa e da produção intelectual na área de didática na região sul do BrasilPsicologia e educação inclusiva: ensino, aprendizagem e desenvolvimento de alunos com transtornos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio  e  SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. A utilização de documentários enquanto organizadores prévios no ensino de geometria não Euclidiana em sala de aula. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.43-49. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.23293.

A partir das experiências vivenciadas em sala de aula na apresentação de conteúdos de Geometria não Euclidiana, verificou-se o forte potencial de alguns documentários para a promoção do debate e reflexão desse tema. Os documentários caracterizam-se como recursos para a elevação do pensamento crítico e postura cidadã das pessoas e para a promoção de discussões/reflexões, entre professores e estudantes, culminando em possíveis mudanças escolares. A proposta deste artigo é apresentar alguns documentários e suas características de organizadores prévios no ensino de Geometria não Euclidiana enquanto subsídio para auxiliar professores de Matemática que pretendem apresentar esse campo da Geometria em suas aulas.

Palavras-chave : Filmes Documentaries; Organizador Prévio; Ensino de Matemática; Geometria não Euclidiana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )