SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1La utilización de documentales como organizadores previos en la enseñanza de geometria no Euclidiana en el aulaEducación a distancia en la formación de profesores: emergencia, referenciales de calidad, políticas públicas y prácticas pedagógicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Psicologia e educação inclusiva: ensino, aprendizagem e desenvolvimento de alunos com transtornos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.51-59. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.26236.

No presente texto, buscamos apontar e refletir sobre alguns limites e possibilidades da educação inclusiva com base em fundamentos da psicologia, discutindo aspectos relacionados ao ensino, à aprendizagem e ao desenvolvimento de alunos com transtornos. Qual a importância de incluir esse alunado no contexto escolar? É possível incluir todas as crianças? Com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, essas questões são pensadas sob a premissa de que a aprendizagem adequadamente organizada resulta em desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa teórica, na qual traçamos um panorama histórico da educação de pessoas com transtornos, buscando estabelecer uma relação entre psicologia, educação e inclusão. Concluímos que avançamos quanto aos aspectos normativos que garantem o acesso dos alunos com transtornos às classes comuns do ensino regular, mas há um longo caminho para a construção de uma escola realmente inclusiva, com práticas educativas voltadas para o máximo desenvolvimento do potencial desses alunos.

Palabras clave : Educação; Inclusão; Transtorno do Espectro do Autismo; Psicose Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )