SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Psicología y educación inclusiva: enseñanza, aprendizaje y desarrollo de alumnos con trastornosFormación y prácticas de docentes de un curso de graduación en enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

DUARTE, Felipe Bezerra de Medeiros Dantas  y  MAKNAMARA, Marlécio. Educação a distância na formação de professores: emergência, referenciais de qualidade, políticas públicas e práticas pedagógicas. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.61-68. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.27311.

Este artigo foi inspirado pelo crescimento e pela valorização que a Educação a Distância (EaD) tomou nas últimas décadas na formação de professores no Brasil. Nosso principal objetivo é evidenciar as transformações da educação a distância no Brasil, sobretudo na formação de professores, de modo a trazer o que está sendo debatido nos últimos anos acerca da Educação a Distância. A partir dos resultados, podemos dizer que as atuais transformações no cenário educacional brasileiro, particularmente na formação de professores e na educação a distância, nos mostram que eles precisam ser mais bem compreendidos. Refletindo sobre as questões que a EaD possui, podemos concluir claramente que precisamos de mais pesquisas para responder a muitas de nossas perguntas contínuas, especialmente em relação às necessidades de formação e de aprendizagem da docência no contexto da Educação a Distância.

Palabras clave : Educação a Distância; Formação de Professores; Cenário Educacional Brasileiro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )