SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Educação a distância na formação de professores: emergência, referenciais de qualidade, políticas públicas e práticas pedagógicasLeitura de Macbeth nas aulas de língua inglesa no ensino médio: uma experiência em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ARAUJO, Vanessa Aparecida Ballista Tavares de; GEBRAN, Raimunda Abou  e  BARROS, Helena Faria de. Formação e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.69-79. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.23180.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a formação e as práticas de docentes de um curso de graduação em Enfermagem. O trabalho configurou-se como um estudo de caso, tendo caráter exploratório-descritivo e centrou-se na análise qualitativa dos dados. Foram selecionados dez professores do curso indicados como bem-sucedidos, após um levantamento prévio com alunos, professores e equipe de gestão. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevistas semi-estruturadas, observações não-participantes e análise documental. A discussão dos dados centrou-se na análise de conteúdo de Bardin, sendo utilizada a interpretação do significado das respostas apresentadas pelos sujeitos, as quais foram separadas em categorias. O estudo evidenciou que os docentes considerados bem-sucedidos ingressaram na carreira a partir da prática profissional em sua área de atuação; buscam formação pedagógica, principalmente por meio de cursos oferecidos na instituição; consideram a afetividade como elemento fundamental no processo de ensino e de aprendizagem; agregam procedimentos e técnicas que permitem maior participação e envolvimento dos alunos. Esperamos que essa reflexão possa contribuir para a redimensão da formação de qualidade do enfermeiro professor.

Palavras-chave : Prática Docente; Ensino Superior; Formação do Enfermeiro/Professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )