SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1The reading of Macbeth in the English language classes in high school: an experience in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib  and  FELDKERCHER, Nadiane. Inserção e desenvolvimento profissional de docentes universitários iniciantes: necessidade de espaços de discussão pedagógica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.93-102. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.25111.

Este texto é decorrente de uma pesquisa que investigou vinte e oito docentes universitários iniciantes, em quatro universidades do sul do Brasil, a fim de apreender suas compreensões sobre espaços para discussões pedagógicas como possibilidade de apoio para o desenvolvimento de suas práticas. A pesquisa partiu do entendimento que os professores, ao iniciarem a docência, precisam inserir-se na cultura universitária e encontrar apoio pedagógico para desenvolver suas aulas, pois, em geral, são recém-doutores, cumprem com a titulação requerida para o ingresso na carreira, porém possuem pouca ou nenhuma preparação pedagógica.

Keywords : Docentes Universitários Iniciantes; Formação Docente; Apoio Pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )