SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Lectura de Macbeth en las clases de lengua Inglesa en la enseñanza secundaria: una experiencia en el aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib  y  FELDKERCHER, Nadiane. Inserção e desenvolvimento profissional de docentes universitários iniciantes: necessidade de espaços de discussão pedagógica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.93-102. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.25111.

Este texto é decorrente de uma pesquisa que investigou vinte e oito docentes universitários iniciantes, em quatro universidades do sul do Brasil, a fim de apreender suas compreensões sobre espaços para discussões pedagógicas como possibilidade de apoio para o desenvolvimento de suas práticas. A pesquisa partiu do entendimento que os professores, ao iniciarem a docência, precisam inserir-se na cultura universitária e encontrar apoio pedagógico para desenvolver suas aulas, pois, em geral, são recém-doutores, cumprem com a titulação requerida para o ingresso na carreira, porém possuem pouca ou nenhuma preparação pedagógica.

Palabras clave : Docentes Universitários Iniciantes; Formação Docente; Apoio Pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )