SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Leitura de Macbeth nas aulas de língua inglesa no ensino médio: uma experiência em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib  e  FELDKERCHER, Nadiane. Inserção e desenvolvimento profissional de docentes universitários iniciantes: necessidade de espaços de discussão pedagógica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.93-102. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.25111.

Este texto é decorrente de uma pesquisa que investigou vinte e oito docentes universitários iniciantes, em quatro universidades do sul do Brasil, a fim de apreender suas compreensões sobre espaços para discussões pedagógicas como possibilidade de apoio para o desenvolvimento de suas práticas. A pesquisa partiu do entendimento que os professores, ao iniciarem a docência, precisam inserir-se na cultura universitária e encontrar apoio pedagógico para desenvolver suas aulas, pois, em geral, são recém-doutores, cumprem com a titulação requerida para o ingresso na carreira, porém possuem pouca ou nenhuma preparação pedagógica.

Palavras-chave : Docentes Universitários Iniciantes; Formação Docente; Apoio Pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )