SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2O Ensino Religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANT'ANA, Andréa Márcia  e  SOUZA, Rosa Fátima de. A Educação nas Páginas da Imprensa Católica (Ribeirão Preto-SP, 1949-1959). Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.121-130. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.26862.

Este texto analisa as representações sobre educação veiculadas na imprensa católica entre 1949 e 1959, período de redemocratização da sociedade brasileira, no qual ocorreu uma grande expansão do ensino público, resultando na contenção da educação confessional e nos embates entre católicos e liberais em torno da discussão da Lei de Diretrizes e Bases. Para a análise, tomamos como referência o jornal Diário de Notícias que circulou na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, publicado pela Cúria Diocesana. O estudo assinala como a imprensa católica abordou a temática da infância, os objetivos e a expansão do ensino primário, a inserção das classes populares na escola, a Campanha de Alfabetização de Adultos e as finalidades do ensino secundário propedêutico ou profissionalizante, apresentando posições conservadoras, pautadas na valorização dos valores cívico-patrióticos e na formação religiosa como fundamento da família e da sociedade.

Palavras-chave : Educação e Imprensa Católica; História da Educação; Educação e Imprensa; Educação Católica; Igreja Católica e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )