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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

HORNICH, Daner; EVANGELISTA, Francisco  y  MIRANDA, Antonio Carlos. Estado, religião e educação do cidadão. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.143-153. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.26758.

Este artigo objetiva apontar os entraves e os conflitos entre Estado e religião e as perspectivas atuais sobre os desdobramentos dessa relação com a educação do cidadão. Faz uma reflexão e análise da fundação do Estado Moderno, e sua influência na formação das sociedades modernas e contemporâneas, bem como evidencia os impactos dos pressupostos da separação entre religião e Estado para considerar que a educação do cidadão passa pelo esclarecimento, e que esse esclarecimento democrático e republicano dos cidadãos passa pelas "[...] regras de uma educação pública" (Diderot, 2000, p. 268), pois o Estado deve ser o responsável pela educação, em diálogo constante com os diversos setores da sociedade, de tal forma que 'o objeto do ensino e a extensão das lições devem proporcionar-se à pluralidade'. A ideia central é a de que pode existir um espaço para as questões religiosas dentro do Estado laico, mas elas devem ser orientadas pela razão que esclarece o cidadão e seja expressão da subjetividade e da liberdade humana. Nas relações entre o Estado, a religião e a educação do cidadão, cabe refletir sobre a desigualdade social e o impacto da religião na manutenção ou transformação de estruturas sociais injustas.

Palabras clave : Estado Moderno; Laicidade; Religião.

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