SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2O Ensino Religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricasInstitucionalização de políticas educacionais em âmbito municipal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

HORNICH, Daner; EVANGELISTA, Francisco  e  MIRANDA, Antonio Carlos. Estado, religião e educação do cidadão. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.143-153. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.26758.

Este artigo objetiva apontar os entraves e os conflitos entre Estado e religião e as perspectivas atuais sobre os desdobramentos dessa relação com a educação do cidadão. Faz uma reflexão e análise da fundação do Estado Moderno, e sua influência na formação das sociedades modernas e contemporâneas, bem como evidencia os impactos dos pressupostos da separação entre religião e Estado para considerar que a educação do cidadão passa pelo esclarecimento, e que esse esclarecimento democrático e republicano dos cidadãos passa pelas "[...] regras de uma educação pública" (Diderot, 2000, p. 268), pois o Estado deve ser o responsável pela educação, em diálogo constante com os diversos setores da sociedade, de tal forma que 'o objeto do ensino e a extensão das lições devem proporcionar-se à pluralidade'. A ideia central é a de que pode existir um espaço para as questões religiosas dentro do Estado laico, mas elas devem ser orientadas pela razão que esclarece o cidadão e seja expressão da subjetividade e da liberdade humana. Nas relações entre o Estado, a religião e a educação do cidadão, cabe refletir sobre a desigualdade social e o impacto da religião na manutenção ou transformação de estruturas sociais injustas.

Palavras-chave : Estado Moderno; Laicidade; Religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )