SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Estado, religião e educação do cidadãoPolíticas públicas/estatais: contribuição para o estudo da relação estado-sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Institucionalização de políticas educacionais em âmbito municipal. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.153-164. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.26469.

Este artigo discute o município como espaço ocupado e as políticas municipais voltadas para a qualidade da educação básica. Como metodologia, retoma várias pesquisas que enfocam políticas educacionais implementadas em redes municipais rio-grandenses, caracterizando-se, portanto, como revisitação de casos múltiplos nos quais foram realizadas entrevistas e análise de documentos. Analisa diferentes formas de exercício da autonomia política local em políticas educacionais municipais a partir das intercorrências identificadas nos vários casos, provocando descontinuidades. As conclusões apontam para a necessidade de institucionalização tomada como uma dimensão da autonomia política local, como um fator relevante para conter os fluxos de descontinuidade que rompem os projetos de qualificação da educação municipal. Neste texto, são consideradas as políticas educacionais vinculadas ao Instituto Ayrton Senna.

Palavras-chave : Espaço Ocupado; Educação Escolar; Institucionalização de Políticas Educacionais; Federação e Governo Local.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )