SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Institucionalização de políticas educacionais em âmbito municipalFinitude - raiz da educabilidade do ser humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

COSTA, Sidiney Alves  e  BEZERRA NETO, Luiz. Políticas públicas/estatais: contribuição para o estudo da relação estado-sociedade. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.165-172. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.25734.

Os estudos de políticas públicas têm crescido no Brasil, embora alguns autores apontem a indefinição conceitual da temática e outros ainda assinalem a prevalência da perspectiva de ação neutra do Estado e a aceitação da objetividade das políticas públicas. Fatores como esses têm dificultado a apreensão das políticas públicas como produto histórico e expressão do modo de organização do Estado no capitalismo. Portanto, o artigo adota uma análise política da questão, tendo como pressuposto o fato de que a relação íntima entre o tratamento neutro e objetivo das políticas públicas como 'Estado em ação' fortalece a coesão social própria do sistema capitalista. O artigo questiona se as políticas públicas visam realmente ao interesse público, ou seja, de 'todos'. Após estudos de referência que envolvem a temática, o artigo aponta breve contribuição e, sobretudo, postula se não é o caso de se repensar a positividade da expressão 'políticas públicas', dado que o termo 'público', presente nessa definição, além de controverso, diz respeito à atuação interessada do Estado para atingir parcela definida da sociedade, e não à ação dirigida a todos - tratando-se, portanto, na maioria dos casos, de políticas públicas/estatais.

Palavras-chave : Estado; Relação Estado-Sociedade; Políticas Públicas/Estatais; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )