SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Public and state policies: Contributions for the study of state-society relationshipThe history of Afro-Brazilian childhood: Eighteenth century disciplinarity, learning and playfulness in literary books author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SEIBT, Cezar Luís. Finitude - raiz da educabilidade do ser humano. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.173-179. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.27936.

Tomando como ponto de partida alguns elementos do pensamento de Heidegger e focando, sobretudo, a finitude e o sentido do ser, este texto busca pensar o fenômeno da educação. Pretende mostrar o fundamento desta na originária abertura compreensiva do ser humano, no caráter de projeto, de ter-queser, próprios do ser humano e ausentes nos outros entes. Conclui que não se pode oferecer, a partir desse pensamento, alguma alternativa objetiva e universalizante, mas somente colocar a caminho e preparar sempre o sujeito 'ser-aí' a partir de si mesmo, permitindo que se mantenha desperto e disponível para o acontecimento do mundo.

Keywords : Heidegger; Educação; Autenticidade; Hermenêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )