SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Finitud - raíz de la educabilidad del ser humanoInterdisciplinariedad escolar en la enseñanza secundaria: dominios epistémicos como posibilidad para la elaboración y evaluación de un trabajo colectivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SEIBT, Cezar Luís. História da meninice afro-brasileira: disciplinarização, aprendizado e ludicidades oitocentistas em mananciais literários. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.181-192. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.23572.

Com base em produções historiográficas e literárias dos séculos 19 e 20, refletiremos acerca da criança afro-brasileira, abarcando sua trajetória, sua inserção no universo cultural europeizado, suas vivências, seus brinquedos e brincadeiras. Nosso primeiro passo foi perscrutar o cotidiano social da criança oitocentista por meio da literatura. Nosso propósito foi, sobretudo, refletir sobre a infância da criança negra durante o passado de escravidão, considerando os funestos desdobramentos desta instituição no presente. Das discussões envolvendo as raízes africanas e as heranças do escravismo, depreende-se a necessidade de se refletir sobre a história dos afro-brasileiros, com destaque para o papel social de meninos e meninas em condição de cativeiro. Os escritos oitocentistas, e mesmo do século 20, explicitam que apenas nos primeiros anos de vida esses atores sociais viviam como se fossem livres; a partir dos seis ou sete anos, eram introduzidos na lógica do sistema escravista, ocupando tarefas e ofícios especializados ou semiespecializados. Nessa aproximação com o tema, chegamos à premissa inolvidável de que parte expressiva das práticas socioculturais afro-infantis pode ser encontrada nos discursos historiográficos e literários de Joaquim Manoel de Macedo, Machado de Assis, José Lins do Rego e Gilberto Freyre.

Palabras clave : Criança Escravizada; Práticas Lúdicas; Pedagogia Servil; Criança Negra e Literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )